sábado, 26 de setembro de 2009

Cruzeiro consegue gol nos acréscimos e rebaixa o Santa Maria

Por Leandro Aislan/Clube do Esporte DF, em 26/Set/2009 às 20:14

No jogo dos desesperados, o Cruzeiro venceu o Santa Maria de virada por 4 a 1 e rebaixou a equipe adversária. O Cruzeiro precisava vencer por pelo menos três gols de diferença para não ser rebaixado, e conseguiu o gol salvador aos 47 minutos da segunda etapa com gol de Léo Borges. O atacante ainda marcou outros dois gols e saiu de campo como herói do Cruzeiro.

Quem precisava da vitória era o Cruzeiro, mas quem começou melhor foi o Santa Maria. Aos cinco minutos, o atacante Pepe arriascou um chute com efeito de fora da área, mas o goleiro Abraão segurou a bola sem dar rebote ao adversário.

O Cruzeiro só foi chegar com perigo aos 12 minutos. A defesa do Santa Maria bobeou e Giovani sozinho chutou em cima do goleiro Márcio. O Santa Maria mandava no jogo e o gol não demorou a sair. Aos 21 minutos, após cruzamento, a bola sobrou na área para Genilson, que não teve muito trabalho para fazer o primeiro gol da partida.

Depois do gol do Santa Maria, o Cruzeiro não conseguia chegar ao ataque com a criatividade. O Santa Maria chegava bem com Bob e com Pepe.
Quando parecia que o primeiro tempo iria acabar com o Santa Maria na frente, o Cruzeiro conseguiu igualar o placar. Aos 40 minutos, Giovani recebeu na área e chutou, o goleiro Márcio espalmou e Cláudio dominou e chutou forte para igualar o placar.

O gol deu novo animo para o Cruzeiro. O time voltou com tudo para o segundo tempo. Logo aos 3 minutos, Bispo que entrou no lugar de Giovani no intervalo cruzou, Léo Borges dominou e tocou no cantinho do gol para virar a partida.

Precisando de mais dois gols, o Cruzeiro pressionava o Santa Maria que tentava as jogadas de contra-ataque. Aos 12 minutos, Léo Borges recebeu na pequena área e só escorou para fazer o terceiro do Cruzeiro.

O jogo então passou a ser de ataque contra defesa. Bispo em um lindo chute e Léo Borges de bicicleta quase marcaram, mas a emoção durou até o fim da partida.

Aos 47 minutos, o Cruzeiro foi todo para o ataque. Após receber bola dentro da área, Léo Borges foi mais rápido que a defesa do Santa Maria e chutou forte de perna esquerda no canto do gol direito do goleiro Márcio. Festa da torcida e dos jogadores que foram abraçar o atacante.

Léo Borges disse após o jogo que se não fosse a união da equipe, ele não conseguiria fazer os gols que salvaram o Cruzeiro. “O grupo sempre confiou que poderia conseguir o resultado, apesar de toda a dificuldade que passamos nas últimas semanas. Desde que fizemos o gol de empate, o grupo cresceu para conseguir o resultado. Estão todos de parabéns”, disse o jogador emocionado.

O técnico do Cruzeiro, José Lopes Risada que foi chamado para essa última partida do time não quis comentar a vitória. Emocionado, ele disse apenas ser uma pessoa abençoada.

Ficha técnica

Cruzeiro
Abraão; Flávio, Bira, Jakson e Hudson (Oberdan); José Ricarte, Luis Stevan, Rodrigo Alves e Cláudio (Rodrigo da Cunha); Léo Borges e Giovani (Bispo)
Técnico: José Lopes Risada

Santa Maria
Márcio; Dias, Leonardo, Adriano e Flávio; Urânio, Valdo, Bigu e Bob (Givanildo); Pepe (Marquinhos) e Genilson (Índio)
Técnico: Mozair Barbosa

Estádio: Francisco Pires – Cruzeiro-DF
Público: 26 pessoas
Renda: R$ 130,00
Árbitro: Alexandre Andrade
Auxiliares: João Neto e Mizael Quintino
Reserva: Valdeci Ferreira
Cartões amarelos: Oberdan (Cruzeiro); Adriano, Flávio, Valdo e Givanildo (Santa Maria)

Leo Borges e Risada salvam Cruzeiro do rebaixamento

Sábado, 26 de setembro de 2009, 21h49

Por Augusto Henrique - augustohenrique@esportecandango.com.br

Arte: Esporte Candango
Image
Neste sábado, Cruzeiro e Santa Maria protagonizaram um dos melhores jogos da Segunda Divisão do Campeonato Candango, no estádio do Cruzeiro, pela última rodada da competição. Com um gol de Leo Borges, aos 47' do segundo tempo, o Cruzeiro goleou o Santa Maria, de virada, por 4x1 e se garantiu na segunda divisão. Leo Borges outras duas vezes e Claudinho marcaram para o time azul. Genilson abriu o placar para o Santa Maria.

Mesmo com duas equipes brigando para não cair e o Santa Maria ainda pensando na classificação, ninguém esperava a emoção e dramaticidade da partida. O treinador Risada, mestre na situação de salvar equipes do DF, foi contratado especialmente para o jogo, fato que novamente deu certo.

Veja os artilheiros da competição
Confira a Classificação atualizada
Acompanhe a tabela e os resultados
Conheça os clubes envolvidos na disputa

O time visitante abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo, quando após cruzamento Pepe escorou de cabeça para dentro da área e Genilson, também de cabeça, colocou para o gol, fazendo 1x0 Santa. A partir daí o time que já mandava na partida tentou pressionar o Cruzeiro, que sempre tinha seus momentos de perigo com o veterano Giovane.

Durante toda a primeira etapa o Santa permaneceu com o controle do jogo, mas a velha máxima do futebol não perdoou o time do entorno. Aos 41', o Cruzeiro empatou a partida e começou a dar amostras do que vinha para a segunda etapa.

O rei do intervalo
Assim como já fez em várias equipes, a última delas o Brasília (quando o time colorado estava perdendo por 2x0 fora de casa diante do CRAC/GO pela Série D do Brasileiro e na volta do intervalo com um jogador a menos buscou o placar), o time do Cruzeiro escutou o velho papo de José Lopes Risada no vestiário e reagiu.


Primeiro ato de Leo Borges
Logo aos três minutos do segundo tempo o Cruzeiro mostrou o veneno de Risada. Bispo que acabara de entrar no lugar de Giovani cruzou pela direita e a bola sobrou para Leo Borges pegar de primeira e ela morrer no canto direito de Márcio, Cruzeiro 2x1.

Segundo ato de Leo Borges
Leo Borges recebeu dentro da área do time do Santa Maria, chutou, a bola ainda desviou na zaga antes de morrer no mesmo canto do primeiro gol do atacante, Cruzeiro 3x1, aos 12' do segundo tempo. Como precisava ganhar de três gols de diferença o time do Cruzeiro era só pressão para cima do Santa Maria. Este controlava o tempo e mantinha a cera. Léo Borges esboçou aos 35 minutos o que estava por vir. Após confusão na área do Santa Maria, o meia/atacante deu uma bicicleta, mas a bola passou por cima da meta de Márcio.

Terceiro ato de Leo Borges
Quando todos já esperavam o pior, aconteceu o motivo da consagração de Leo Borges. O atacante entrou pela ponta esquerda da área e, na saída do goleiro Márcio, bateu cruzado para sacramentar a permanência dos azuis na segunda divisão, aos 47' da segunda etapa.

Várias foram as reações no gramado. Enquanto todos os jogadores do Cruzeiro entraram em campo para abraçar o iluminado da tarde, o técnico Mozair Barbosa do Santa Maria perdeu a paciência e cruzou todo o gramado até o vestiário, sem acreditar no que acontecera no Ninho do Carcará.

Ao final da partida o time do Cruzeiro se reuniu no gramado, fazendo uma roda e rezando pelo quase milagre ocorrido no estádio. Mesmo sendo um dos principais responsáveis o treinador Risada não quis comentar a vitória após a partida.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Candango Série B
Estádio do Cruzeiro
Sábado, 26 de setembro de 2009, 15h30

Publico Pagante: 26
Renda: R$ 130,00

Árbitro: Alexandre Andrade/DF
Assistente1: João Neto/DF
Assistente2: Mizael Quintino/DF
4º árbitro: Valdeci da Silva/DF
Observador: Ruy Ferreira/DF

Cruzeiro - 4

Santa Maria-1

Abraão
Flávio Felipe
Bira
Jackson
Ricarte
Hudson (Oberdan)
Romarinho
Rodrigo
Giovane (Bispo)
Leo Borges
Claudinho (Eliton)

Técnico: José Lopes "Risada"
Márcio
Dias
Leonardo
Adriano
Urânio
Flávio
Valdo
Bigu
Genilson (Índio)
Bob (Marquinhos)
Pepe (Givanildo)

Técnico: Mozair Barbosa

Gols:
1ºT

41’ - Claudinho

2ºT
3', 12' e 47’ -Leo Borges

Gol:
1ºT
21’ - Genílson
Cartão Amarelo:
Oberdan
Cartões Amarelos:
Adriano, Flavio, Valdo e Marquinhos

Esporte Candango

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Empate e Briga no Cruzeiro

Image
O pequeno campo do Cruzeiro sempre vira um caldeirão em dias de jogos do time da casa. Para aumentar ainda mais a pressão, o risco de rebaixamento do time azul transformou a partida contra o Ceilandense em questão de vida ou morte para os atletas e dirigentes. Gol do Ceilandense, marcado nos acréscimos por Edicarlos, detonou uma batalha entre torcedores e jogadores.

Por isso, o empate em 1 x 1, com o gol do Ceilandense marcado aos 46 minutos do 2º tempo, foi um banho de água fria nas pretensões do Cruzeiro em continuar na segundona candanga em 2010. Para piorar, torcedores do time visitante e jogadores cruzeirenses brigaram em campo após o apito final. Enquanto isso, um desolado Risada, fumava no banco de reservas, e se eximia de analisar a atuação do árbitro Sérgio Santos que, para alguns diretores do time azul, foi extremamente tendencioso no segundo tempo.

O Ceilandense, que passou o tempo todo no ataque, merecia até melhor sorte do que um simples empate, mas nas circunstâncias em que o resultado ocorreu, pode-se dizer que foi o vencedor moral de uma partida sem muito brilho.

Nos primeiros minutos, o domínio foi do time visitante, que na base dos “chuveirinhos” tentava chegar ao gol defendido por Abraão. Mas, depois que o Cruzeiro conseguiu se acalmar, obrigou a defesa do Ceilandense a ficar mais atenta. Giovani recebeu livre na área e chutou para fora, aos 10 minutos. Aos 19, foi a vez de Zé Ricarte arriscar uma bola traiçoeira, para o goleiro Veloso espalmar com dificuldade.

Tanta pressão deu resultado aos 25 minutos. Em cobrança de escanteio, Giovani subiu sozinho para cabecear no canto: 1 x 0 Cruzeiro. A rigor, o Ceilandense teve pouquíssimas chances de empatar a partida ainda no primeiro tempo. A melhor chance ocorreu aos 37, quando Iron cobrou falta bem fechada para a área e quase surpreendeu.

Foto: Esporte Candango
Image
O segundo tempo foi bem mais movimentado. Logo aos 3 minutos, Djalminha raspou de cabeça e a bola bateu no travessão, perdendo ótima chance de empatar. O troco do Cruzeiro veio com o reserva Rodrigo Alves, que fez bela jogada, mas cara a cara com o goleiro, chutou torto, para fora.

O panorama da partida mudou aos 15 minutos. Foi quando o meia Magrão deu um carrinho por trás no lateral Romário e foi expulso pelo árbitro Sérgio Santos. A partir daí, inferiorizado, o Cruzeiro resolveu fechar-se na defesa e esperar todos os ataques do Ceilandense.

Entretanto, a desorganização do time da Ceilândia foi o maior empecilho. Só aos 27 minutos, uma chance real de gol foi criada, mas Edicarlo desperdiçou, cabeceando por sobre o gol. Logo em seguida, foi Keké que também testou a bola por sobre a meta de Abraão.

O nervosismo tomava conta dos jogadores, dos torcedores e dos treinadores, principalmente porque o árbitro marcava mais faltas para o Ceilandense do que para o Cruzeiro. Numa delas, Djalminha teve a chance do empate, mas acertou a barreira.

O tempo ia se esgotando quando o zagueiro Pedrão barrou a passagem do reserva Leonardo e levou cartão vermelho. Acabava aí a vantagem numérica do Ceilandense. Curiosamente, foi atuando com dez jogadores que o time conseguiu o empate, que já fazia por merecer a bastante tempo. Aos 46 minutos, em cruzamento para a área, o baixinho Edicarlo, de cabeça, deixou tudo igual: 1 x 1.

“Nosso time é mais técnico, mas no sufoco, o que prevaleceu foi a força de vontade para buscar este empate” – comemorava o lateral Djalminha, um dos destaques da partida.

Não havia tempo para mais nada. Ou melhor, houve tempo apenas para os torcedores do Ceilandense pularem o alambrado e irem para cima dos jogadores do Cruzeiro, numa cena lamentável, que não foi reprimida pelos meros três policiais que estavam presentes ao estádio.

O resultado mantém o Ceilandense entre os quatro primeiros colocados e deixa o Cruzeiro na lanterna da competição com apenas um ponto em quatro jogos, rumo ao rebaixamento.

“Faltou tranqüilidade. Agora ficou muito difícil. Estávamos contando com a vitória para fugir do rebaixamento. Teremos que golear o Santa Maria no último jogo” – tentava explicar o goleiro Abraão, que apesar do empate, saiu de campo com jeito de quem acabara de levar uma goleada.

FICHA TÉCNICA

Candangão 2ª Divisão - 2009
Estádio do Cruzeiro
Sábado, 19 de setembro de 2009, 15h30

Público: 111 pagantes
Renda: R$ 555,00

Árbitro: Sérgio Santos/DF
Assistente 1: José Sabino/DF
Assistente 2: Kelsons David/DF
4º árbitro: Josué Rodrigues/DF
Observador: Cleiton Pereira/DF

Cruzeiro - 1

Ceilandense - 1

Abraão
Flávio
Éder
Jakson
Oberdan (Rodrigo Alves)
Eliton
Romarinho
Zé Ricarte
Magrão
Giovani (Fábio)
Cláudio (Leonardo)

Técnico: José Lopes Risada

Veloso
Romário
Pedrão
Tiago Eciene
Djalminha
Alex (Vinícius)
Iron
Betson
Edmar (Keké)
Leandro Félix (Kabrine)
Edicarlos

Técnico: Gérson Vieira
Gol:
1º T
25' – Giovani
Gol:
2º T
46' – Edicarlos

Cartões amarelos:
Abraão e Romarinho

Cartão vermelho:
Magrão

Cartão amarelo:
Leandro

Cartão vermelho:
Pedrão

Esporte Candango, Carlos Molinari, Sábado, 19 de setembro de 2009, 20h20

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Unaí 3x1 Cruzeiro


No estádo Urbano Adjuto, em Unaí/MG, o time da casa recebeu o Cruzeiro e comemorou mais três pontos ao vencer por 3 x 1. Esquerdinha, em cobrança de pênalti, Ricardinho e Maycon marcaram os gols do alviverde mineiro, que chegou aos 8 pontos e assumiu a segunda colocação na tabela. Claudinho fez o gol de honra do celeste candango, que segue na lanterna ainda sem ter marcado nenhum ponto.

O jogo começou equilibrado, com o Cruzeiro saíndo em busca do gol e seus jogadores atuando com liberdade, jogando de igual para igual com o Unaí. O time da casa, por sua vez, criou uma boa oportunidade aos 12 minutos, com Naldo, que chutou cruzado e quase abriu o placar.

O Cruzeiro foi ao ataque aos 15 minutos e teve uma boa chance desperdiçada. O jogo seguiu com o Unaí tentando criar situações, mas o time encontra dificuldades para penetrar na área. Na segunda metade do primeiro tempo, o alviverde dominava o jogo, mas errava muitos passes e não finalizava com sucesso, perdendo grandes chances com Naldo, Gustavo e Esquerdinha.

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com modificação, entrando Claudinho no lugar de Adriedson. E logo no seu primeiro lance ele marcou para o time de candango, após um cruzamento da direita. A seguir, entrou Bispo no Cruzeiro, que passou a ameaçar ainda mais o time de Unaí, que também faz modificação, e colocou outro homem de área, Maycon.

Aos 13 minutos, Gustavo sofreu pênalti e Esquerdinha cobrou e marcou, empatando o jogo. Em outro contra ataque rápido, a bola foi cruzada para a área do Cruzeiro, e Maycon colocou o Unaí na frente. O jogo seguiu lá e cá, com o Cruzeiro tentando reagir, mas aos 26 minutos Ricardinho marcou para o Unaí, após cruzamento de Gustavo. E o jogo seguiu até o final, com os dois times tentando marcar, mas o resultado permaneceu nos 3 x 1 para o Unaí Itapuã.

O Unaí Itapuã folga na próxima rodada e o Cruzeiro enfrenta o Ceilandense, em casa no sábado, dia 19, ás 15h30.

Fonte: Esporte Candango, Sábado, 12 de setembro de 2009, 22h24

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CFZxCruzeiro


No estádio Mané Garrincha, o CFZ fez um jogo muito parelho com a equipe do Cruzeiro. Tanto que só conseguiu o gol da vitória por 1 x 0, em cobrança de pênalti, pelos pés de Michel, após infração cometida por Éder, que pegou a bola com a mão dentro da área.

Agora com sete pontos na tabela, o CFZ tomou a segunda colocação do Santa Maria. Já o Cruzeiro amarga a lanterna, ainda sem conquistar pontos na competição.

Na próxima rodada, o CFZ visita o Botafogo, no estádio do Cave. Enquanto o Cruzeiro visita o Unaí, no interior mineiro.

Fonte: Esporte Candango